Novo reitor chega à Basílica Santuário de Nazaré em fevereiro

Desde o final de 2021, a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, conhecidos popularmente por Barnabitas, passou por um processo de reorganização e hoje se constitui numa única Província Brasileira. Algumas mudanças identificam a nova configuração da administração da Basílica de Nazaré.  Uma delas é liderança da Igreja.

Em meados de 2021, Padre Francisco Maria Cavalcante tornou-se o Reitor do Santuário e tomou a frente das atividades realizadas durante o Círio de Nazaré.

Em 2022, o novo Reitor, Padre Francisco Assis Maria de Oliveira, vai assumir o Santuário no dia 06 de fevereiro, durante uma cerimônia realizada na Basílica Santuário de Nazaré, às 18h, presidia pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Outros novos religiosos, também, chegarão à comunidade Barnabita da capital paraense.

Conheça a nova configuração:

Desta forma, a Basílica de Nazaré passará a contar com os seguintes religiosos: Padre Paulo de Tarso Maria Rodrigues: Superior da comunidade; Padre Francisco Maria Cavalcante Jr: Pároco; Padre Francisco Assis Maria Felintro de Oliveira: Reitor do Santuário; Padre Rosinei Maria de Souza: Prefeito de Sacristia; Padre Giovanni Maria Incampo, Decano; Irmão Isaac Maria Segovia: Chanceler da comunidade e adido ao Arquivo Provincial. Todos comprometidos com o melhor funcionamento da Paróquia e Basílica Santuário.

Transição

Quem determina a caminhada de uma Ordem religiosa na Igreja Católica são as suas Assembleias Gerais e o Vaticano. Nesse sentido, a nova configuração dos Barnabitas no Brasil obedece a um cronograma desde 2018, que previa a unificação das várias Províncias dos 18 países em que atuam, em apenas seis Províncias. No caso do Brasil, foi plenamente atuada em 2021. Em reunião do Capítulo Provincial ocorrida no final do ano passado, foi estabelecida a supressão das antigas duas Províncias, Norte e Centro-Sul, configurada a nova Província Brasileira e a nomeação do seu Superior, Padre José Andraci Maria Sousa Rocha.

A reunião também elegeu o Conselho da nova Província e aprovou o novo Estatuto Provincial. O congresso reuniu 27 religiosos que representaram os 45 Barnabitas brasileiros, contando com a presença do Superior Geral, Padre Francisco Maria Silva, e o Vice-Geral, Padre José Maria Carvajal, vindos de Roma.

A Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo foi fundada em 1532, por Santo Antônio Maria Zaccaria. Os Padres Barnabitas estão presentes nos quatro Continentes e chegaram ao Brasil em 1903, assumindo inicialmente missões em Pernambuco e no Pará. Hoje, atuam em Brasília, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Em terras paraenses, estiveram à frente do Seminário Diocesano, em Belém, e paróquias nos municípios de Bragança, Viseu e Ourém, antes de se estabelecerem definitivamente na então Paróquia de Nazaré.

O Padre Francisco Maria Cavalcante, Pároco de Nazaré, explica a abrangência da missão dos Barnabitas à frente do templo da Padroeira dos paraenses: “A Basílica não é apenas o Santuário Mariano da Amazônia. Ela é a referência para quantos procuram Maria como medianeira para seus anseios e necessidades, para a conquista da paz e da harmonia. Por isso, é nosso dever continuar acolhendo os devotos de Nossa Senhora e propagando o evangelho de Jesus Cristo por meio da pregação e da sagrada Eucaristia”.

O Novo Reitor do Santuário

Francisco Assis Felintro de Oliveira nasceu no dia 21 de agosto de 1974, no município de Capitão Poço-PA.

Durante toda a sua infância e adolescência o frequentou a Paróquia próxima a sua casa, cuja Igreja é dedicada a Santo Antônio Maria Zaccaria, fundada e dirigida pelos Padres Barnabitas. Nesta saudável convivência com a espiritualidade barnabita foi por ela tocado profundamente, sob o olhar misericordioso da Santíssima Virgem Maria a quem sempre dedicou um amor filial. Eis porque ainda jovem decidiu que iria se consagrar a Nosso Senhor Jesus Cristo como religioso da congregação.

Assim, a 17 de fevereiro de 1992, com 18 anos, Francisco ingressou no Seminário Santo Antônio Maria Zaccaria, em Belém – PA. Cursou Filosofia no período de 1992 a 1994; e nos anos de 1995 e 1996 fez o denominado Ano Canônico de Noviciado, em Benevides – PA. Professou os primeiros votos religiosos no dia 01 de maio de 1996, na Capela do Seminário “Mãe da Divina Providência”, em Benevides – PA.

Em agosto desse mesmo ano foi enviado a Roma (Itália), onde cursou Teologia na Pontifícia Universidade Urbaniana no período de 1996 a 1999. Lá, também, realizou o Curso de Pós Graduação em Antropologia Cristã na Pontifícia Faculdade Teresianum, no período de 1999 a 2001. Em junho de 2001 retornou ao Brasil, sendo ordenado presbítero a 18 de agosto de 2001, no Santuário de Santo Antônio Maria Zaccaria, em sua cidade natal.

Como sacerdote esteve à frente de muitas missões e, agora, prepara-se para retornar a Belém – PA.

Confira:

Vice Formador no Seminário “Mãe da Divina Providência”, em Benevides – PA (2002).

Vice Mestre do Noviciado em Samambaia – DF (2003 a 2005).

Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Vigia – PA (2005 a 2009).

Pároco na Paróquia Santa Luzia em Samambaia – DF (2009 a 2015).

Superior Provincial da então Província Brasil Norte (2012 a 2015).

Reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém – PA (2015 e 2016).

Vigário Paroquial na Paróquia São Paulo Apóstolo no Rio de Janeiro – RJ (2017).

Pároco da Paróquia São Rafael em São Paulo – SP (2018 a janeiro de 2022).

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA