loader image
NUPS promoveu palestra de orientação sobre Transtornos Psicológicos

Nesta sexta-feira (19), os colaboradores das Obras Sociais, assim como os agentes e voluntários das pastorais da Paróquia de Nazaré, participaram de uma palestra a respeito da “Orientação sobre Transtornos Psicológicos”, ministrada pelo psiquiatra, Moisés Carvalho. O evento objetivou promover a conscientização sobre o assunto e capacitá-los para o auxílio de alguém que necessite de ajuda. O momento aconteceu no auditório Dom Vicente Zico, localizado no Centro Social de Nazaré.

Durante a palestra, o especialista abordou problemáticas populares quanto a saúde mental,  tal como a desmistificação e o preconceito para com o paciente que precisa de acompanhamento médico. “Estamos desrotulando o preconceito quanto à saúde mental. Não devemos ter medo e nem sermos preconceituosos. Temos que orientar, ajudar as pessoas com quem convivemos e que apresentem sinais de alerta dentro do local de trabalho, por exemplo”, disse.

Na oportunidade, o psiquiatra ensinou como lidar com pessoas em situação de crises ou surtos psicóticos. “Em casos de encontrarmos alguém que tenha algum surto na rua, dentro da Igreja, ou em qualquer outro lugar, devemos abordar a pessoa com calma, ganhar o máximo de tempo possível para que ela não se machuque ou machuque alguém e logo acionar o Corpo de Bombeiros ou SAMU”, explicou.

Segundo Ministério da Saúde, 12% da população brasileira necessita de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual.

Este foi um evento promovido pelo Núcleo de Projetos Sociais de Nazaré.

Fotos: Karol Coelho e Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This