O Padre José Maria Andraci Souza Rocha, natural de Capitão Poço-PA e, atualmente, Pároco de São Diogo, Fortaleza-CE, foi nomeado o primeiro Provincial Geral dos Padres Barnabitas no Brasil. Ele assumirá esta missão a partir do capítulo seguinte que acontecerá de 29 de novembro a 04 de dezembro. A previsão é de que o mandato se estenda até 2024.
A nomeação aconteceu após a contagem dos votos e aprovação do Superior Geral da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, Padre Francisco Maria Silva, que recebeu indicações dos correligionários, componentes das, até o momento, duas províncias que existem no Brasil.
O Barnabita foi ordenado sacerdote no ano de 2005 e, de lá para cá, já foi convidado a ser vice-mestre dos teólogos, em São Paulo; consultor diocesano em duas gestões diferentes e, até chegar onde está hoje, em Fortaleza, foi Pároco nas cidades de Bragança e São Miguel do Guamá.
- Sobre os Barnabitas no Brasil:
A Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, mais conhecidos como Barnabitas, chegou ao Brasil no dia 21 de agosto de 1903, nos portos de Recife e Belém. Em virtude de conflitos religiosos ocorridos na França, um pequeno grupo de padres veio para o Brasil também como parte do amplo movimento de renovação pastoral promovido pelo Episcopado brasileiro, quando, no início do período republicano, a Igreja foi separada do Estado e este aprovou a vinda de dezenas de congregações religiosas para atuar em vários campos, desde a educação até a assistência social.
- O que é o capítulo dos Barnabitas?
Encontro dos Clérigos Regulares de São Paulo, que tem por objetivo abordar assuntos como a reorganização dos confrades nas províncias, a atuação através da evangelização e também nomear o novo Superior Geral da Ordem.
Texto: Jacques Menezes – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré
Foto: Acervo pessoal