Padre Francisco Assis Maria de Oliveira é o novo reitor da Basílica Santuário de Nazaré

O novo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré foi empossado durante a Santa Missa conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, neste domingo, às 18h.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré abençoou o sacerdote na cerimônia 

Durante a cerimônia, o Superior da Província Brasileira dos Clérigos Regulares de São Paulo fez a leitura do documento oficial da nomeação do novo reitor, Padre. Francisco Assis Maria Oliveira.

Em seguida, em um gesto simbólico, o Arcebispo, oficializou a posse do novo sacerdote enquanto coordenador da Basílica Santuário. Segundo o pastor, foi um abraço fraterno que representou a acolhida e a entrega desta nova responsabilidade.

Confira o discurso do Padre Francisco Assis Maria de Oliveira:

“Excelentíssimo Dom Alberto Taveira, nosso querido Arcebispo; Reverendo Padre José Andracy, Superior Provincial dos Padres Barnabitas do Brasil, querias irmãs angélicas, Diretoria da festa de Nazaré, querida Guarda de Nazaré, querido povo de Deus presente aqui na Basílica Santuário e todos aqueles que nos acompanham pelos meios de comunicação: Gratidão. Gratidão a Deus, aos meus superiores, por tudo aquilo que me é confiado e espero que com a graça de Deus, responder. Estava ouvindo a pregação de Dom Alberto nestes maravilhosos textos que a Liturgia nos ofereceu hoje, e eu lembrei de uma palavrinha dura de ouvir chamada “obediência”. E o que eu mais peço é que Deus me conceda a graça de ser cada vez mais obediente. Quando o demônio se rebelou contra Deus a palavra dele foi, justamente, “Não Servirei”. E São Miguel Arcanjo passou a frente e disse: “Quem como Deus? Ninguém como Deus”. E que essa palavra tão bonita e tão cheia de significado e que tem a sua expressão maior na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eu peço e pedirei todos os dias a Deus que me ajude a levar adiante esta missão que me foi confiada”.

Reveja a celebração! 

O Novo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré 

Nascido em Capitão Poço, Estado do Pará, aos 21 dias do mês de agosto de 1974, o hoje Padre Francisco Assis desde a tenra idade sentiu o chamado à vida sacerdotal.

Durante toda a sua infância e adolescência o Padre FRANCISCO ASSIS frequentou a Paróquia próxima a sua casa, cuja Igreja é dedicada a Santo Antonio Maria Zaccaria , fundada e dirigida pela Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, os quais são carinhosamente conhecidos pelo povo como Padres Barnabitas. Nesta saudável convivência com a espiritualidade barnabita foi por ela tocado profundamente, sob o olhar misericordioso da Santíssima Virgem Maria a quem sempre dedicou um amor filial. Eis porque ainda jovenzinho decidiu que iria se consagrar a Nosso Senhor Jesus Cristo como religioso daquela congregação.

Assim, a 17 de fevereiro de 1992, com 18 anos, Francisco ingressava no Seminário Santo Antônio Maria Zaccaria, em Belém – PA. Cursou Filosofia no período de 1992 a 1994; e nos anos de 1995 e 1996 fez o denominado Ano Canônico de Noviciado, em Benevides – PA. Professou os primeiros votos religiosos no dia 01 de maio de 1996, na Capela do Seminário “Mãe da Divina Providência”, em Benevides – PA. Em agosto desse mesmo ano foi enviado a Roma (Itália), onde cursou Teologia na Pontifícia Universidade Urbaniana no período de 1996 a 1999. Também em Roma (Itália) realizou o Curso de Pós Graduação em Antropologia Cristã na Pontifícia Faculdade Teresianum, no período de 1999 a 2001. Eis que em junho de 2001 retornou ao Brasil, sendo ordenado presbítero a 18 de agosto de 2001, no Santuário de Santo Antônio Maria Zaccaria, em sua cidade natal Capitão Poço – PA, assumindo o nome religioso de Francisco Assis Maria de Oliveira.

Sua vocação religiosa/sacerdotal foi selada pela marca indelével de sua consagração a Nossa Senhora de Nazaré, razão porque acrescentou MARIA ao seu nome religioso. Com efeito, a doce Mamãe do Céu sempre esteve presente na vida do Padre Francisco Assis Maria de Oliveira, que tem N’Ela uma guia piedosa.

No exercício do múnus sacerdotal, Padre Francisco Assis Maria de Oliveira esteve à frente de muitas missões (vide BOX) e, agora, prepara-se para retornar a Belém – PA, cidade que tanto ama por sua amorosa devoção mariana, cuja beleza espiritual é única. Nestas terras, o filho de Nossa Senhora de Nazaré assumirá pela segunda vez a Reitoria da Basílica Santuário, a Casa da Rainha da Amazônia, em posse agendada para o dia 06 de fevereiro de 2022, durante a Santa Missa das 18h, que será presidida por Dom Alberto Taveira Correa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Missões exercidas

Vice Formador no Seminário “Mãe da Divina Providência”, em Benevides – PA (2002).

Vice Mestre do Noviciado em Samambaia – DF (2003 a 2005).

Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Vigia – PA (2005 a 2009).

Pároco na Paróquia Santa Luzia em Samambaia – DF (2009 a 2015).

Superior Provincial da então Província Brasil Norte (2012 a 2015).

Reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém – PA (2015 e 2016).

Vigário Paroquial na Paróquia São Paulo Apóstolo no Rio de Janeiro – RJ (2017).

Pároco da Paróquia São Rafael em São Paulo – SP (2018 a janeiro de 2022).

 

Entenda as mudanças 

Desde o final de 2021, a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, conhecidos popularmente por Barnabitas, passou por um processo de reorganização e hoje se constitui numa única Província Brasileira. Algumas mudanças identificam a nova configuração da administração da Basílica de Nazaré.  Uma delas é liderança da Igreja.

Em meados de 2021, Padre Francisco Maria Cavalcante tornou-se o Reitor do Santuário e tomou a frente das atividades realizadas durante o Círio de Nazaré. Em 2022, o novo Reitor, Padre Francisco Maria Assis, vai assumir o Santuário no dia 06 de fevereiro, durante uma cerimônia realizada na Basílica Santuário de Nazaré, às 18h, presidia pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Outros novos religiosos, também, já chegaram à comunidade Barnabita da capital paraense.


A nova configuração:

Desta forma, a Basílica de Nazaré conta com os seguintes religiosos: Padre Paulo de Tarso Maria Rodrigues: Superior da comunidade; Padre Francisco Maria Cavalcante: Pároco de Nazaré; Padre Francisco Assis Maria de Oliveira: Reitor do Santuário; Padre Rosinei Maria de Souza: Prefeito de Sacristia; Padre Giovanni Maria Incampo, Decano; Irmão Isaac Maria Segovia: Chanceler da comunidade e adido ao Arquivo Provincial. Todos comprometidos com o melhor funcionamento da Paróquia e Basílica Santuário.

 

Fotos: Ícaro Farias – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA