Pároco de Nazaré: dois anos em missão

A vida espiritual é um alimento que, se alguém o come, quer mais ainda, e é uma bebida que quem a experimentou, quer bebê-la de novo. (Eclo 24,29) Quem não saboreia esta delícia, não a entende. (2.02.06)

Nesta quinta-feira (12), a comunidade barnabita celebra o aniversário de posse do Padre Francisco Maria Cavalcante, que completa dois anos de missão como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro.

Carismático, o sacerdote acumula feitos significativos que constituem a sua jornada enquanto missionário. Em 2019, chegou à Basílica de Nazaré, e desde então é conhecido pela característica de dedicar-se às causas sociais e pela disponibilidade em amparar àqueles que mais necessitam, além de incentivar a participação dos jovens nas atividades realizadas na Igreja.

Em 2019: missa de posse do Padre Francisco Maria Cavalcante como Pároco de Nazaré

Francisco é a personificação do pedido do Santo Papa. Ele é a “Igreja em Saída”. Comunicador nato acompanha o desenvolvimento das plataformas digitais para utilizá-las a favor da evangelização. No estúdio de comunicação da Basílica Santuário, utiliza-se da versatilidade para transitar em diferentes meios, bem como a Rádio e TV Basílica de Nazaré, redes sociais, e escritos enviados ao Jornal Voz de Nazaré.

Padre Francisco Maria Cavalcante na 7ª edição da live “Cantos para a Mãe de Nazaré”

Aproveita-se da musicalidade para aproximar o povo cristão da Palavra de Jesus Cristo. Introduz as canções para suscitar nos corações dos fiéis mais uma forma de estreitar o relacionamento com o Pai Santíssimo.

Devoto de Santo Antonio Maria Zaccaria, fundador da congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, ensina didaticamente ao povo de Deus a história de vida e missão do padroeiro.

Historicamente, Padre Cavalcante é um dos párocos mais jovens da narrativa do Santuário da Rainha da Amazônia.

Vida e Missão

Entrou no Seminário Mãe da Divina Providência em 2007. Três anos depois, realizou seu noviciado no ano de 2010 no Distrito Federal-Brasília, assim como a 1ª Profissão, no ano de 2011. Em 2016, Francisco Cavalcante fez sua profissão solene, na cidade de Milão, e seu Diaconato em Roma. Sua primeira destinação, ainda como diácono, foi ao Seminário Mãe da Divina Providência. confiaram-lhe a missão de ser: Animador Vocacional da Província Norte dos CRSP, apoiar a comunidade formadora na direção e administração da casa e coordenar a nível provincial a Juventude Zaccariana.

Em 2017: ordenação sacerdotal do Padre Francisco Maria Cavalcante

Em 2017, recebeu a ordenação sacerdotal pela Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (CRSP), em uma cerimônia realizada no município paraense de São Miguel do Guamá.

Logo após a ordenação, Padre Cavalcante foi eleito Reitor do Seminário Mãe da Divina Providência, celeiro da vocação Barnabita no Pará. No mesmo ano, acumulou o cargo juntamente com a função de Consultor e Chanceler Provincial.

Francisco Maria Cavalcante Júnior é natural de Capitão Poço, município da região nordeste do Pará. Filho de Francisco Cavalcante de Albuquerque e Maria Alcimarina de Albuquerque é o penúltimo de sete irmãos.

 

Fotos: Acervo Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Texto: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA