loader image
Paróquia de Nazaré recebe novo pároco nesta segunda-feira (12)

Padre Francisco Maria Cavalcante, de 31 anos, assume a administração de uma das paróquias mais expressivas da Arquidiocese de Belém

Na próxima segunda-feira (12) representantes das mais de 20 pastorais, movimentos, serviços e das seis comunidades que integram a Paróquia irão participar da Santa Missa de posse do novo responsável pela Paróquia de Nazaré: Padre Francisco Maria Cavalcante. A celebração acontece na Casa dos Padres Barnabitas; a Basílica Santuário, a partir das 18h.

A missa será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e irá contar com a presença de autoridades civis e eclesiásticas.

Caminhada Sacerdotal

Francisco Maria Cavalcante Júnior é natural de Capitão Poço, município da região nordeste do Pará. Filho de Francisco Cavalcante de Albuquerque e Maria Alcimarina de Albuquerque, o penúltimo de 7 irmãos. Perdeu os pais muito cedo e foi criado pelos tios, esses muito católicos, esforçaram-se para dar-lhe uma educação cristã.

A Ordenação Sacerdotal, em 2017

Entrou no Seminário Mãe da Divina Providência em 2007. Realizou seu noviciado no ano de 2010 no Distrito Federal, assim como a 1ª Procissão, no ano de 2011. Em 2016, Francisco Cavalcante fez sua profissão solene, na cidade de Milão, e seu Diaconato em Roma. Foi ordenado padre pela Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (CRSP) em 2017 no município paraense de São Miguel do Guamá.

Sua primeira destinação, ainda como diácono, foi o Seminário, confiaram-lhe a missão de ser: Animador Vocacional da Província Norte dos CRSP, apoiar a comunidade formadora na direção e administração da casa e coordenar a nível provincial a Juventude Zaccariana.

Ao centro, Padre Francisco Maria Cavalcante com os estudantes Barnabitas no Seminário Mãe da                                                                 Divina Providência em Benevides.

Logo após a ordenação sacerdotal, Padre Cavalcante foi eleito Reitor do Seminário Mãe da Divina Providência, celeiro da vocação Barnabita no Pará. Em 2017 acumulou o cargo juntamente com a função de Consultor e Chanceler Provincial.

A Paróquia de Nazaré

Grande em graça e extensão, a Paróquia de Nazaré conta hoje com sete comunidades, localizadas aos arredores da Basílica Santuário:

Comunidade Sagrado Coração de Jesus

 

Comunidade Santa Bernadete

 

Comunidade São Brás

Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria

Comunidade São Paulo Apóstolo

Comunidade Nossa Senhora das Graças

Comunidade Sagrada Família

Sempre operantes, os Padres Barnabitas oferecem inúmeros serviços à população através dos mais de 20 setores entre Pastorais, Movimentos e Ministérios que são atuantes graças aos leigos que generosa e voluntariamente servem a grande e extensa família nazarena, incluindo os milhares de peregrinos, romeiros e devotos que visitam e compartilham o espaço sagrado da Basílica e da Paróquia. Conheça:

Pastorais

Ministérios

Movimentos

Serviços

Pastoral Catequética

 

Pastoral da Saúde

 

Pastoral da Pessoa Idosa

 

Pastoral da Criança

 

Pastoral do Dízimo

 

Pastoral Familiar

 

Pastoral da Juventude

 

Pastoral Litúrgica

 

Pastoral do Turismo

 

Pastoral da Acolhida

 

Ministros Extraordinários da Comunhão

 

Grupo Ácolitos Serafim Maria Ghigni

 

Ministério de Música Adorar Jesus

 

Coro Angelorum

Apostolado da Oração

 

Caminho Neocatecumenal

 

Legião de Maria

 

Divina Misericórdia

 

Renovação Carismática Católica

 

Terço dos Homens

 

Guarda de Nazaré

 

Guarda Mirim de Nazaré

Grupo de Mães que Oram pelos Filhos

 

Belém, A Casa do Pão

 

Confraria de Nossa Senhora de Nazaré

 

Confraria de São José

 

Consagra-te

 

Grupo de Escoteiros

 

Igreja de Belém em Missão

 

Padrinhos e Madrinhas das Vocações Barnabitas

Além destes serviços, a Paróquia de Nazaré também mantém duas creches e um projeto social, localizados em bairro periféricos, que oferecem educação de qualidade a mais de 500 crianças e jovens:

Creche Sorena

Localizada no bairro da Cremação, em Belém, creche atende 120 crianças, em tempo integral, que são divididas em 7 turmas do maternal, jardim I e II. Lá os pequenos recebem acompanhamentos psicopedagógicos, odontológicos e recreativos, além de adquirirem conhecimentos acerca da Palavra de Deus a partir das aulas de religião e catequese.

 

Creche Casulo (SAMZ)

Fundada em 1980 pelo Padre Giovanni Maria Incampo, atende 60 crianças entre 3 e 5 anos, em tempo integral. Desde o início do dia, as crianças do maternal, Jardim I e II, são assistidas por uma equipe especializada de pedagogas que os acompanham em todas as atividades habituais da rotina escolar. A creche conta com o apoio de um médico clínico geral e um professor de educação física que atuam voluntária no atendimento aos pequenos.

 

Projeto Social Cantinho São Rafael

As crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos atendidas pela instituição contam com atividades lúdicas e pedagógicas, como incentivo à leitura, escrita, artes cênicas, artes plásticas, ensino religioso, informática e esportes, de segunda a sábado, nos turnos da manhã e da tarde. Para participar é necessário estar matriculado na rede pública de ensino. Atualmente, o Cantinho São Rafael também proporciona aos pais e responsáveis cursos profissionalizantes em prol da qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Peçamos a intercessão da Rainha da Amazônia e de Santo Antônio Maria Zaccaria para que santifique a caminhada à frente da Paróquia de Nazaré do Padre Francisco Maria Cavalcante!

Texto: Aline Andrade
Fotos: ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This