A Paróquia recebeu com grande alegria os novos coroinhas

   A cerimônia de apresentação aconteceu na quinta-feira passada (21), na Basílica Santuário de Nazaré, onde 10 novos jovens foram instituídos a aspirantes ao serviço do altar, três a coroinhas e quatros a novos cerimoniários que servirão na Paróquia de Nazaré, além da renovação dos votos dos demais. A celebração foi presidida pelo Padre Paulo de Tarso, diretor espiritual dos coroinhas, e que, durante a homilia, destacou a importância de conduzir as crianças e jovens nos caminhos que levam ao céu: “É com muita alegria que recebemos esses jovens que procuram servir ao altar, procuram servir a eucaristia. Agradeço aos pais e responsáveis pela doação desses jovens e também pela confiança depositada em nossa Paróquia, por confiarem seus tesouros ao serviço de Deus”.

Foram meses de preparação espiritual intensa, para que os novos integrantes que possuem entre seis e 16 anos de idade, possam atuar na Basílica Santuário e nas sete comunidades da Paróquia de Nazaré.

A santa missa, contou com a presença da Imagem de São Tarcísio, padroeiros dos coroinhas. Ainda na oportunidade, foram distribuídas medalhas que simbolizam o comprometimento destes pequenos missionários diante o servido cristão.

O que é o Coroinha?

Menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função importante que é a desempenhar um ministério, um serviço importante.

O que se exige de um Coroinha?

Ao chegar à igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Aí deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração.

Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembleia, respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado).

Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão confiança e estima, coisas de que tanto precisam. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

Texto e fotos: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré