loader image
Pastoral do Turismo de Nazaré comemora 4 anos de promoção do turismo religioso na Basílica Santuário

Maio mais uma vez se confirma como um mês de celebrações na Basílica Santuário de Nazaré. No próximo dia 30, a Pastoral do Turismo (Pastur) da Paróquia de Nazaré comemora quatro anos de atuação na Basílica Santuário de Nazaré. Para celebrar, a Santa Missa das 18h do dia 30, quarta-feira, terá suas intenções direcionadas para os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral.

Com a direção espiritual do Padre Francisco Saraiva, a Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré é coordenada pela turismóloga Janes Jaques. De acordo com ela o serviço da pastoral tem se tornado cada vez mais essencial na Basílica Santuário de Nazaré: “A cada ano descobrimos o quanto se falta aprender e evangelizar através do turismo religioso e a nível pastoral, a realização este ano da segunda edição do Seminário de Turismo religioso é a prova disso, conquistamos parcerias através dessas formações”, disse.

No mês de novembro a Pastur será a anfitriã da quarta edição do Encontro Nacional da Pastoral do Turismo do Brasil, para Janes: “É uma grande alegria sermos contemplados, a Pastur da Paróquia de Nazaré se tornou referência para os outros estados do Brasil e nos sentimos abençoados”.

Atualmente, a Pastoral do Turismo da Paróquia da Nazaré vem contribuindo para desenvolver a Pastoral do Turismo em outras paróquias de Belém e de outros municípios, como Vigia, Bragança, Salinópolis e Santarém.

Histórico

A Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré teve início com Padre Barnabita Waldeci Silva através do projeto “Conhecendo a Casa de Maria” que antes pertencia a Pastoral da Acolhida até ano de 2013. No ano seguinte, 2014, conseguiu se estruturar e consolidou-se em Maio deste mesmo ano. Suas principais ações foram o Mini- Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a apresentação teatral do Grupo Cacilda Becker a “Origem”.

Essa Pastoral tem como objetivo informar aos turistas e a comunidade em geral a respeito da importância do Círio como um patrimônio imaterial, proporcionando a todos os envolvidos conhecer a história da Basílica de Nazaré – desde o “achado” até a construção do Santuário e também os outros espaços como a Capela Bom Pastor, o Memória de Nazaré, a Casa de Plácido e outros.

Texto: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This