Projetos Sociais Nazarenos retornam as atividades

Na última segunda-feira (09), as atividades dos Projetos Sociais São Rafael e Sorena, ambos mantidos pela Basílica Santuário de Nazaré, retornaram após um mês de pausa em razão das férias escolares. Aproximadamente 260 crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, 167 na unidade São Rafael e 90 na unidade Sorena voltaram a participar das práticas planejadas pelas equipes pedagógicas para este ano de 2021.

Para que nenhum discente corra o risco de contrair o vírus da COVID-19, os colaboradores das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (Ospan) que atuam nas unidades dos projetos averiguaram maneiras apropriadas de proporcionar segurança as crianças e adolescentes que estão de volta ao espaço físico, tomando medidas de prevenção como distanciamento entre as mesas, condicionamento de salas arejadas, uso de álcool em gel nas dependências dos locais, revezamento de turmas, entre outros.

Os projetos sociais funcionam como uma alternativa e fonte de esperança para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, viabilizando assistência necessária para que novas chances sejam proporcionadas para os assistidos por eles. Por isso, atividades lúdicas e pedagógicas fazem parte do extenso leque de conteúdo que é oferecido, que também com esporte, dança, literatura, atendimento psicológico, odontológico e assistência social.

Além de se preocupar com a educação e formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, a OSPAN também se preocupa com a família dos assistidos pelos projetos e, por isso, por meio do Núcleo de Projetos Sociais da Paróquia de Nazaré, também proporciona cursos profissionalizantes e oficinas para a qualificação e inclusão no mercado de trabalho.

As atividades funcionam no contra turno escolar aliando educação, fé e recreação.

Texto: Karol Coelho

Fotos: Yêda Sousa e Pedro Costa

Ascom Basílica Santuário de Nazaré

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA