Reflexão do Evangelho – Joao 1,45-51

São Bartolomeu Apóstolo   

Bartolomeu, lembrado como Natanael (dádiva de Deus), é figura do Israel de Deus aberto ao chamado, que se nutre dos frutos da Palavra que medita e pela qual sabe reconhecer em Jesus, a convite dos seus companheiros que já o reconheceram, porque estiveram com ele “naquele ‘dia”, o Messias, o Filho de Deus. Jesus lhe reserva, contudo, um conhecimento ainda maior da sua pessoa, porque ele é aquele que se apresenta na humildade de um filho de homem que realizará a condição da Glória de Iahweh.

Com Jesus, que João Batista apresenta como Cordeiro de Deus, na condição daquele que é desde sempre, de Messias que vem com a plenitude do Espírito e batiza no Espírito Santo, e de Filho de Deus, despontou o dia do Senhor. O Israel de Deus que já se nutriu da revelação dos Profetas, deve aceitar o anúncio de Jesus Cristo que se revela de condição divina, enquanto realiza a figura do Filho do Homem.

 

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).