Reflexão do Evangelho – Lucas 4,38-44

A sinagoga é o lugar preferido por Jesus, no início da sua atividade messiânica, para pregar a Boa Nova do Reino. Tivessem os judeus reconhecido nele o Messias, segundo a proclamação que ele tinha feito de si na sinagoga de Nazaret, eles teriam usufruído por primeiro da graça da visita do Santo de Israel. Teriam visto realizar-se neles o que as curas dos cegos, dos surdos  e dos coxos significavam segundo Is 35,5-6. Teria sido a libertação que a Descendência da Mulher trazia com a sua vitória sobre a Serpente.

Pedro nos recorda ter tido a sorte de logo reconhecer a grandeza do seu mestre, quando Jesus, que era por ele procurado para atender às multidões, lhe disse: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, pois é para isso que fui enviado” (v.44. Cf. Mc 1,36-38). A determinação de Jesus era fruto da sua íntima comunhão com o Pai, pela oração.

 

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).