Reflexão do Evangelho – Lucas 6,20-26
Nesta perícope, Lucas sintetiza o extenso ensinamento de Jesus que Mateus apresenta, a partir das bem-aventuranças, no discurso da montanha (Mt 5-7). Jesus quer nos transmitir as suas convicções, na condição de nosso Mestre e Guia, enquanto, no-las mostra realizadas na sua pessoa. Na condição de Verdade e Vida se apresenta como Caminho, para que “andemos como ele andou” (1Jo 2,6). Se observarmos os seus mandamentos, seremos verdadeiramente seus discípulos, “conheceremos a Verdade, e a Verdade nos libertará” (Jo 8,31-32). Chegaremos à perfeição que provou ter alcançado quando, na cruz, intercedeu pelos seus inimigos, tornado perfeito como o Pai (Mt 5,45).
Perdem toda e qualquer condição de vida eterna os ricos, isto é, aqueles que põem sua confiança nos bens materiais; que esnobam os bens espirituais que Deus oferece, particularmente em Cristo Jesus, “revelação da Glória, e riqueza da Glória” (Cl 1,27); porque “nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (2,2).
Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).