Reflexão do Evangelho – Lucas 9,7-9
O mundo que não mais verá Jesus
A figura do tetrarca Herodes Antipas é lembrada pelos sinópticos como personagem detestável, particularmente em Marcos, que narra, por extenso, a maneira irresponsável e arbitrária pela qual mandou decapitar João Batista (Mc 6,17-29). O próprio Jesus o apostrofa com o apelido de ‘raposa’. É, praticamente, a figura do mundo que não mais verá Jesus depois da sua ressurreição, enquanto os Apóstolos voltarão a vê-lo, porque estará sempre com eles. O Apocalipse lembra este mundo com a figura da primeira besta que recebe do dragão o poder de perseguir os santos, enquanto, pela segunda besta, representa a Sinagoga de Satanás que, no seu ódio, perseguiu Jesus.
Estamos diante de informações historiográficas que ilustram as condições reais do momento em que o Plano de Deus estava se realizando com Jesus, tendo como opositores o poder político arbitrário e o poder religioso hipócrita. De fato, “o chefe deste mundo não pode nada contra mim” (Jo 14,30), dirá Jesus; porque o mundo, nas mãos de Deus, é mero instrumento em vista da glorificação dos seus santos (Cf. Ap 11,8-13).
Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).