Reflexão Quaresmal – Sábado – 02 de Abril

Sábado, 4ª semana da Quaresma

 

João 7,40-53                   A importância da indagação

 

O quadro apresentado pelo evangelista nos mostra partidos da comunidade judaica diante de Jesus da Galileia, que se apresentava na condição de profundo conhecedor das Escrituras, enquanto proclamava, movido pelo espírito da profecia, ser o Filho que o Pai enviou.

Os espíritos sinceros, incluídos os guardas enviados pelas autoridades religiosas, estavam prontos para reconhecer a sua condição messiânica. Eram contestados apenas por conhecedores despreparados das Escrituras, com suas banais argumentações.

É Nicodemos que, devido o seu diálogo com Jesus, relatado em João 3, considera a necessidade de uma indagação mais detalhada, visto que a doutrina que Jesus prega revela que ele “é da verdade”. Infelizmente, prevaleceu a ordem hierárquica obstinada, cega e corrupta que, com violência levou à morte Jesus, exclusivamente interessada em defender o sistema corrupto institucionalizado.

Por sorte, os maus somente prevalecerão porque, no plano de Deus, foram contemplados para serem instrumentos de uma morte redentora do Filho do Homem, que do Pai recebeu o poder de julgar e de dar a vida eterna a todos os que cressem nele.

Texto: Padre Ferdinando Maria Capra, CRSP

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA