Reflexão Quaresmal – Terça-feira 15/03

Terça-feira, 2ª semana da Quaresma

 Mt 23,1-12 – O Pensamento de Jesus

Com a autoridade pela qual já se declarou “Senhor do sábado” (12,8) e acaba de citar o testemunho de Davi que, profeticamente, chamou-o “Senhor” (22,43), Jesus, diante dos seus discípulos e das multidões, se pronuncia quanto às autoridades religiosas do seu tempo.

Jesus reconhece o conhecimento que as classes dirigentes têm da Lei. A competência faz dos fariseus e dos escribas intérpretes reconhecidos das Escrituras Sagradas. São eles que devem ser escutados. Infelizmente, diz Jesus, o seu comportamento não corresponde ao seu conhecimento. Por isto, denuncia o seu comportamento omisso e hipócrita: procuram a sua glória, nele não está o amor de Deus.

Aos seus discípulos, então, Jesus diz que devem viver como irmãos.
“Não permitais que vos chamem ‘Guias’, pois um só é o vosso guia, Cristo” (23,11). “Antes, o maior dentre vós será aquele que vos serve” (23,11). Jesus não está negando a autoridade hierárquica que ele mesmo instituiu (Ef 4,11). Está afirmando que ela deve ser exercida como um serviço (4,12). “Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado” (23,12).

Texto: Padre Ferdinando Maria Capra

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA