Reflexão do Evangelho – Lucas 6,43-49
O compromisso do cristão
Os ensinamentos de Jesus devem ser implementados, caso contrário, serão motivo de vergonha. O Senhor não nos reconhecerá como seus discípulos por não termos vivido o nosso sacerdócio, o nosso profetismo e a nossa realeza batismal. A nossa configuração a ele, em lugar de ter-se desenvolvida até a sua estatura adulta, sob a ação do Espírito, se apresentará desfigurada, a ponto de Jesus nos dizer: “Não vos conheço”. É aquele que pratica os mandamentos de Cristo Jesus que constrói sobre a rocha. Será reconhecido pelo Pai e pelo Filho que, no Espírito, fizeram dele a sua morada.
Os ensinamentos de Jesus estão fundamentados na sua autoridade divina. Quem fala é o ‘Eu sou’, o Anjo da Aliança, que até nos mostra na sua pessoa o Caminho que devemos trilhar para que, a ’Verdade e Vida’ que nos libertou dos nossos pecados nos torne sacerdotes que reinarão para sempre (Ap 1,5-6; 5,10).
Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).