loader image
Santa Missa realizada na Basílica de Nazaré teve as intenções destinadas ao Sínodo da Amazônia, nesta quarta-feira (28)

Nesta quarta-feira (28), a Santa Missa das 18h, realizada na Basílica Santuário foi presidida pelo Cardeal Dom Claudio Hummes, relator do Sínodo Pan-Amazônia, e concelebrada pelo Bispo Emérito do Xingu, Dom Erwim Krautler; pelo Arcebispo de Palmas – TO, Dom Pedro Brito; Bispo de Coroatá – MA, Dom Sebastião Bandeira, e pelo Arcebispo de Belo Horizonte – MG e Presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A celebração objetivou pedir a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré diante o encontro pré-sinodal que acontece no período de 28 a 30 de agosto no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, localizado no Distrito de Icoaraci. A proposta é promover o estudo do Documento de Trabalho do Sínodo, bem como partilha das experiências das escutas e da caminhada do processo sinodal nas dioceses e prelazias da Amazônia.

Durante a homilia, o cardeal explicou a relação que a região amazônica tem com a igreja católica, com o Brasil e o mundo. “O Círio de Nazaré é o maior evento religioso mariano do mundo. Toda essa mística que ocorre aqui é uma experiência muito forte da devoção por essa Mãe que acolhe o povo. Neste contexto, a Amazônia tem uma importância muito grande para o nosso futuro. É preciso preservar e fazer com que a igreja tenha novas condições de estar junto ao povo em comunidades cristãs. A igreja na Amazônia é uma Igreja heroica. Esse é um grande trabalho que deve ser feito para que possamos caminhar juntos para o bem do povo e de tudo aquilo que tem a ver com a grande crise climática e ecológica que atinge todo o planeta”, esclareceu.

Sínodo da Amazônia

O Sínodo para Amazônia é uma resposta do papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia. De acordo com Francisco, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.  O Sínodo será realizado no Vaticano entre os dias 6 e 27 de outubro deste ano.

Texto: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré / com informações CNBB

Fotos: Yêda Sousa – – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This