loader image
Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós!

Celebramos neste domingo, 5 de julho, o dia dedicado a Santo Antônio Maria Zaccaria, médico do corpo e da Alma.  Fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, o sacerdote também criou a Congregação das Irmãs Angélicas numa profética intuição, as primeiras religiosas de vida fora da clausura na história da Igreja. Organizou ainda o Grupo dos Casais de São Paulo, chamados Leigos de São Paulo, considerados os pioneiros a vivenciarem uma experiência de valorizar o trabalho pastoral do leigo na Igreja.

Santo Antônio Maria Zaccaria tinha uma espiritualidade bíblica. Inspirado em São Paulo incentivava a leitura orante da Sagrada Escritura. De acordo com seus escritos, ensina que para amar verdadeiramente à Deus, somente se consegue, amando o próximo. Tinha um amor extraordinário pela Eucaristia e implantou e incentivou a adoração perpétua em sua época.

Conheça os principais pontos de seu trabalho apostólico e de sua espiritualidade:

  • Estudo apaixonado das cartas de São Paulo, seu mestre e guia;
  • Demonstração de um grande amor pelo Cristo Crucificado e pela Eucaristia;
  • Instituição e difusão da prática das 40 horas diante do Santíssimo Sacramento;
  • Luta contra a ‘Tibieza’ (acomodação espiritual).

Peçamos que ele interceda por nós, para que sejamos discípulos orantes e adoradores. Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós. Amém!

História:

Antônio Maria Zaccaria nasceu no ano de 1502 em Cremona- Itália. Filho de Lazzaro Zaccaria, próspero comerciante, e da nobre Antonietta Pescaroli. No que diz respeito a sua formação humana e cristã, Antônio Maria, formou-se em filosofia, mas também, decidiu, impulsionado de amor ao próximo, estudar medicina, pois, considerava a profissão mais nobre a serviço da humanidade. De fato, o recém-formado em medicina, se doou sem reservas em favor dos necessitados, atendendo-os e até mesmo fornecendo remédios aos pobres. Foi assim que aos poucos, não obstante a sua relutância, que se encaminhou para tornar-se médico integral: corpo e alma; por orientação de seu diretor espiritual, o dominicano Frei Marcelo.

Estudou Teologia e foi ordenado em 20 de fevereiro de 1529. Chamado por Cristo ampliou seu apostolado ao ser ordenado sacerdote, testemunhando Jesus e a unidade da Igreja num período em que a decadência das ordens religiosas, do clero, exigia não uma Reforma Protestante e sim uma santidade transformadora.

Impulsionado pela Reforma (interior), com a ajuda de Ludovica Torelli, unido a Thiago Antonio Morigia e Bartolomeu Ferrari, funda em 1530, a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, mais conhecidos como Barnabitas, devido à primeira comunidade religiosa situada na Igreja de São Barnabé (Milão). Recebeu das mãos do Papa Clemente VII, em 18 de fevereiro de 1533, a benção e aprovação da primeira Família Religiosa Paulina na história da Igreja.

 Em 1535 fundou também as Irmãs Angélicas de São Paulo, quanto aos Casais de São Paulo, estes desde o começo já estavam integrados aos trabalhos com o jovem sacerdote. Faleceu em 5 de julho de 1539. Foi canonizado em 27 de maio de 1897.

ORAÇÃO À SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA

Ó Santo Antônio Maria, modelo de fervor que tiveste a grande felicidade de possuir uma mãe verdadeiramente cristã, corajosa e generosa, concedei a todas as mães a graça de um ardente desejo de educar bem seus filhos no temor de Deus, no amor ao próximo e na procura de um elevado ideal cristão.

Ó Santo Antônio Maria, modelo de coragem que conservastes vossa juventude pura e íntegra no meio dos perigos, graças ao fervor do vosso espírito e à firmeza de vosso caráter, concedei a todos os jovens uma piedade sincera e uma vontade forte a fim de que eles não sejam vítimas do mal e que os perigos e tentações só lhes sirvam para dar mais valor à própria virtude.

Ó Santo Antônio Maria, coração de verdadeiro apóstolo, cuja vida foi um esforço constante para ganhar as almas para Deus e para vencer o mal que nos afasta de Deus, concedei a todos os cristãos o zelo do bem e a vontade de conduzir todos à salvação com suas palavras, exemplos e orações.

Ó Santo Antônio Maria, como médico aliviastes a dor e o sofrimento de muitos irmãos, olhai compassivo os nossos doentes e cada um de nós, curando-nos dos males do corpo e da alma.

Reza-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

 

 

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This