São Brás: protetor das gargantas é celebrado na Paróquia de Nazaré

Foto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Guiados pelo tema “São Brás, testemunho de fé e compromisso de caridade”, os integrantes da comunidade que tem o santo como padroeiro iniciarão, no dia 26 de janeiro, sua festividade.

O Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, Padre Francisco Cavalcante, explicou que “A festividade celebra a fé, o amor e a caridade, trazendo a comunidade para um momento de união e espiritualidade. É um tempo para renovar os valores cristãos, partilhar o amor ao próximo e praticar a caridade, inspirando-se no exemplo do Santo”.

Em preparação ao momento festivo, algumas atividades a parte da oficial iniciam nesta sexta-feira (10), tais como: formação dos missionários, missa de envio e período de visitas às residências do entorno da comunidade.

Confira a programação:

26/01 – Missa de abertura da festividade, 09h;

27/01 – Novena seguida de show de calouros, 19h;

28/01 – Novena seguida de celebração de missa, 19h;

29/01 – Novena seguida de celebração de missa, 19h;

30/01 – Novena seguida de adoração, 19h;

31/01 – Novena e terço dos homens (noite da saudade), 19h30;

01/02 – Novena mães que oram (quermesse), 19h;

02/02 – Procissão do padroeiro São Brás seguida de missa, 09h;

03/02 – Dia do Padroeiro São Brás – Missa Solene e benção das gargantas, 19h.

Foto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Sobre São Brás

São Brás foi um homem de fé, valoroso médico que não só curava as pessoas de suas doenças, mas também dos males da alma. Tinha grande compaixão dos mais necessitados e usava de seu oficio para ajudar a todos sem discriminação. Quando o Bispo local morreu, a população de toda a região foi ao seu encontro, pedindo para que ele se tornasse padre para tomar conta do povo de Deus.  Um dia, uma mãe desesperada o procurou porque seu filho estava quase morrendo com um espinho encravado na garganta. São Brás olhou para o céu, rezou e, em seguida, fez o sinal da cruz na garganta do menino. No mesmo instante, ele ficou milagrosamente curado. Por esse milagre, até os dias de hoje São Brás é invocado para curar os males da garganta.

Sobre a comunidade:

A Comunidade Católica São Brás (CCSB) foi criada pelo Padre Giovanni Maria Incampo, no final da década de 1970. Situada na passagem Tapajós, 39, Vila Farah, possui as seguintes pastorais: Pastoral da Solidariedade, Pastoral da Saúde, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Catequese, Pastoral da Liturgia e Movimento da Divina Misericórdia.

A Capela comporta 120 pessoas sentadas e é climatizada com ar condicionado e ventilador. Possui uma mesa de som, um microfone sem fio e um microfone no ambão, além de ter banheiros masculino e feminino.

Foto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Foto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Peçamos a intercessão do santo de hoje para que a nossa mente, a nossa garganta, o nosso coração, nossa vocação e a nossa profissão possam comunicar esse Deus, que é amor.

São Brás, rogai por nós!

Texto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré