Na ocasião, foi anunciado o lema da procissão: “Unidos a Maria, sinal de esperança, somos o futuro da Igreja”.

A juventude da Arquidiocese de Belém pôde conhecer, no último domingo, 30, a nova paróquia que receberá a Romaria da Juventude, uma das 13 procissões oficiais do Círio de Nazaré, e acontece no terceiro sábado de outubro, após o Círio. A paróquia escolhida foi a de São João Paulo II, localizada no bairro do Curió Utinga, em Belém. O anúncio foi feito pelo Pároco da Paróquia de Nazaré, Padre Francisco Maria Cavalcante, CRSP, após missa solene, na presença da coordenação geral da procissão e dos fiéis presentes na missa das 18h, realizada na Basílica Santuário de Nazaré.

A escolha foi feita em conjunto, avaliando várias paróquias que possuem representantes na coordenação da Romaria, pela Diretoria da Festa de Nazaré e os Padres Barnabitas – responsáveis pela Basílica Santuário de Nazaré. Para o coordenador geral da procissão, Deuzimar Santos, a escolha foi difícil, pois são muitas paróquias que ainda não receberam a graça de sediar uma Romaria da Juventude: “Todos os anos, temos muito trabalho em decidir qual paróquia sairá. Se dependesse da gente, apenas, teria uma procissão por mês, em paróquias diferentes. Para chegarmos na escolha, levamos em conta vários pontos como local, representatividade na coordenação e disponibilidade para recebê-la. Dessa forma, conseguimos organizar, em conjunto com nossos Padres e a Diretoria da Festa, uma procissão bem animada”, explica.

Após o anúncio, os representantes da paróquia São João Paulo II comemoraram bastante dentro e fora da Basílica Santuário. O Pároco da paróquia SJPII, Padre Paulo Oliveira, esteve presente ao final da celebração, e falou um pouco sobre o anúncio: “A paróquia está em festa. Muito nos alegra em receber a Romaria da Juventude, uma procissão alegre, que mostra a verdadeira devoção a Maria e a Jesus. Sem dúvida, faremos uma belíssima procissão”, comenta.

O jovem Fernando Emanoel, de 20 anos, que faz parte da Guarda de São João Paulo e participante das atividades paroquiais, não escondeu a emoção em saber que sua paróquia foi escolhida: “É algo indescritível de explicar. Eu sempre acompanhei a Romaria como guarda e como fiel, e a ficha ainda não caiu que ela sairá na paróquia que sirvo, toda aquela juventude presente no lugar onde sempre servi com dedicação e amor”, finaliza.

Breve histórico da Paróquia São João Paulo II

A jovem paróquia, fundada em 2013, fará 10 anos de fundação, no dia 24 de junho, e foi a primeira paróquia dedicada ao Santo no Brasil. A pedra fundamental da igreja foi implementada dois anos antes, em 2011, recebeu a primeira missa em honra ao, na época, beato João Paulo II.

 

Texto: Allan Bentes -Nucom Romaria da Juventude