Reflexão do Evangelho – Marcos 6,17-29

Martírio de São João Batista

Para a Igreja apostólica, a recordação da vida de João e da sua função em relação a Jesus que se revela o Cristo e, particularmente, após sua ressurreição, o Filho de Deus, encontra na sua morte o coroamento da sua santidade. Ele é importante porque recebeu a missão profética de ser o precursor do Senhor, de conduzir Israel à conversão e de proclamar Jesus o Messias que batizaria no Espírito Santo. Os sinópticos lembram até os elogios de Cristo a respeito dele: “O maior dos profetas”, “Ninguém nasceu maior do que ele”.

Lucas aprofunda a reflexão sobre João Batista através do quadro do anúncio do seu nascimento, da Visitação e do seu próprio nascimento. Desde o seio da mãe ele é um consagrado ao Senhor porque será grande diante de Deus. Ele irá à frente do Senhor para preparar os seus caminhos. Ele foi santificado desde o seio materno. No seu cântico, Zacarias proclama que será o profeta do Altíssimo.

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).