A Semana Santa é um período sagrado para os cristãos, a cerca dos últimos momentos de Jesus antes de ser crucificado e a sua ressurreição, que acontece no domingo de Páscoa. É a ocasião oportuna para orações, partilhas e praticar o evangelho. Sendo assim, esse tempo é a preparação para a vivência intensa do Tríduo Pascal.
No primeiro dia da Semana Santa, os fiéis se pararam para celebrar o Domingo de Ramos, data que é relembra a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém, após ter passado 40 dias de jejum no deserto. Jesus entrou na cidade sagrada montado em um jumento, que é o símbolo da humildade. O “Domingo de Ramos” é também conhecido como “Domingo da Paixão”, pois o mesmo Jesus aclamado festivamente na entrada de Jerusalém será também levado aos tribunais, condenado e crucificado, experimentando a humilhação do Servo do Senhor, pela salvação do mundo.
O segundo dia, é a segunda-feira Santa, onde Jesus descansou. Ele passou horas de tranquilidade na casa de Lázaro, Marta e de Maria Madalena, onde se recorda o gesto da mulher que unge os pés de Cristo e seca-os com seus cabelos. O terceiro dia, terça-feira Santa, é quando Jesus anuncia a sua morte aos apóstolos e também a traição, indicando Judas como sendo o traidor. Já no quarto dia, a quarta-feira Santa, a traição de Judas é revelada. O discípulo entrega Jesus aos chefes dos sacerdotes em troca de trinta moedas.
No quinto dia, quinta-feira Santa, Jesus se reúne com os apóstolos para a Última Ceia. Ele lavou os pés dos doze homens e encorajou o amor ao próximo. Na noite em que reuniu os apóstolos pela última vez, o Senhor ofereceu o pão e vinho, simbolizando o corpo e sangue. Neste dia, a igreja, numa Solene Celebração Eucarística, reúne-se para celebrar a memória da Instituição Sacerdotal. Ainda neste dia, acontece a cerimônia de Lava-pés, como uma forma de relembrar o gesto de Jesus.
Na sexta-feira Santa, Jesus foi preso, açoitado e condenado por Pilatos à crucificação. Além de carregar uma cruz nas costas, ele recebeu uma coroa de espinhos na cabeça. O Filho de Deus caminhou até o monte Calvário, onde foi crucificado ao meio-dia, ao lado de dois ladrões. Jesus morreu às 15h e seu corpo foi colocado em um sepulcro cavado na rocha. Neste dia, a igreja faz jejum e abstinência, permanecendo em profundo silêncio e oração. Começa a Celebração da Paixão e Morte do Senhor.
No sétimo dia, também conhecido como Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, começa a Vigília Pascal. Durante esse dia, Jesus permanece morto e tudo parece perdido, se prolongando o grande silêncio do dia anterior, em oração diante da sepultura do Senhor, contempla-se o mistério da sua morte. Ao chegar à noite, a Igreja reúne-se para o grande anúncio da Ressurreição do Senhor.
No oitavo dia, no Domingo de Páscoa, o mundo fica em festa por causa da ressureição de Jesus Cristo. Ele venceu a morte e levantou de sua sepultura, como sinal de esperança, amor e misericórdia. Neste dia, se é proclamada a Páscoa de Cristo que se faz viva e atual na vida de cada família, de toda a igreja e de toda criatura. O mundo fica em festa, o Salvador ressuscitou!
Participe de todas as cerimônias da Semana Santa através das transmissões pelas redes sociais da Basílica Santuário de Nazaré. Confira a programação:
02/04 – Domingo de Ramos: Santa Missa 6h30, 8h (TV Cultura, Facebook e YouTube), 10h (Facebook e YouTube), 12h, 16h, 18h (Facebook e YouTube) e 20h;
06/04 – Quinta-feira: Ceia do Senhor e Lava Pés, às 18h (Facebook e YouTube)
07/04 – Sexta-feira: Via Sacra da Família Zaccariana, às 9h (Rede Vida, Facebook e YouTube)
Celebração da Paixão do Senhor: 15h (Facebook e YouTube)
08/04 – Sábado: Vigília Pascal, 20h (Facebook e YouTube)
09/04 – Domingo: Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo: 6h30, 8h (TV Cultura, Facebook e YouTube), 10h (Facebook e YouTube), 12h, 16h, 18h (Facebook e YouTube) e 20h.
Que possamos neste tempo, reviver na fé o amor e a doação ao extremo de Jesus e Maria por nós. Que a Mãe do Ressuscitado, discípula fiel, nos aponte o caminho para Jesus Cristo. Amém.