Setor de Atendimento ao Turista realiza mostra fotográfica

Após pausas na programação habitual, a Casa de Plácido retorna com atividades destinadas à Paróquia de Nazaré e demais eventos, como é o exemplo da realização da exposição fotográfica “Luz e Fé: a Guarda de Nazaré”, iniciada no dia 17 de fevereiro, realizada pelo Setor de Atendimento ao Turista (Seatur), em parceria com a Guarda de Nazaré.

A mostra tem a curadoria de Soraya Montanheiro que explica como foi o processo de escolha das 46 fotografias expostas no espaço: “selecionamos fotografias que o visitante da exposição possa viajar um pouco com a Imagem Peregrina e perceber e diversidade das regiões do Estado do Pará, como, por exemplo, as procissões que acontecem pelos rios, e as diversas maneiras de manifestações que se transformam conforme a região do país. Fotografias que procuram mostrar de forma documental um pouco do trabalho incansável da Guarda de Nazaré e da Diretoria da Festa de Nazaré em evangelizar”.

A exposição conta com registros feitos por Salim Wariss, Bruno Nobre, Osmarino Souza, Karina Martins, Celso Lobo, Fernando Settee, Wagner Santana e da própria Soraya. Através das lentes destes fotógrafos, as pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre o Círio, bem como o trabalho da Guarda de Nazaré que, incansavelmente, estão sempre a serviço da Rainha da Amazônia.

A relação desses fotógrafos com Nossa Senhora e com a Guarda é uma das mais belas. Salim Wariss, que começou a fotografar por conta de uma promessa, faz parte do movimento e é motivado pela gratidão a Deus. “Hoje, entendo que a fotografia é um servir à Igreja e aos meus irmãos, revelando histórias que muitas vezes as pessoas não querem ver. E na Guarda de Nazaré, acredito que minha missão como fotógrafo é mostrar para o mundo as ações que esse belíssimo movimento católico pratica, voluntariamente, aos irmãos que mais necessitam. Então, a sensação de ver meu trabalho exposto na mostra é de gratidão a todos os Guardas de Nazaré, porque em cada foto, tem a participação deles” relata.

Os interessados poderão visitar a exposição de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 17h por agendamento via e-mail: [email protected]. A entrada custa o valor simbólico de R$ 5,00 e R$ 3,00 para estudantes.

Confira algumas fotos que estarão em exposição: 

Foto: Soraya Montanheiro – Baixo Amazonas, 2018

Foto: Karina Martins

Foto: Salim Wariss – Círio de Macapazinho, 2017

Foto: Fernando Sette

Pausa nas atividades:

A Casa de Plácido, considerada um local de acolhimento aos romeiros que “pagam” promessas a Rainha da Amazônia com longas caminhadas até a Basílica Santuário de Nazaré, nos dois últimos anos não foi usada para essa finalidade devido à realização atípica do Círio. Mas em momento algum deixou de ser instrumento de acalento já que, em 2021, tornou-se um ponto de vacinação contra a covid-19. Agora, retorna as atividades costumeiras.

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA