Sexta-feira, 11ª semana TC: Reflexão do Evangelho

Reflexão do Evangelho – Mateus 6,19-23

O domínio sobre as concupiscências

Por Padre Ferdinando Maria Capra, CRSP

Os bens materiais são uma condição valiosa para adquirir tesouros no céu. Em Rm 12,6-8, lemos que quem consegue distribuir donativos é porque recebeu um dom do Espírito Santo. A escravidão das riquezas impede a posse do céu, porque a ganância é uma idolatria (Cl 3,5).
O nosso ser alcança as condições de “ver e conhecer Deus”, quando nele tudo é luz (1Jo 3,6). Quando somos seduzidos pelas concupiscências, que cultivamos pela cupidez, estimulada pelo olhar, todo o nosso ser é envolvido pelas trevas. Temos que vencer o mundo combatendo “a concupiscência da carne, a cupidez do ouro, a ambição desmedida” (1Jo 2,16; cf. Pv 21,4: Olhar altivo, coração orgulhoso, a lâmpada dos ímpios, são pecados), para que permaneça em nós “o amor do Pai” (2,15).

Jesus nos alerta sobre as graves consequências das concupiscências que ofuscam a nossa vista: deixam-nos nas trevas. Estamos diante de uma conclusão que quer nos levar a valorizar os ensinamentos morais, até aqui ditados por Jesus, no seu Discurso da Montanha.

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).