Reflexão do Evangelho – Lucas 10,13-16

É preciso nos precavermos da acomodação, sempre procurando reavivar  o impacto que Jesus provocou com a sua vinda ao mundo.

Caso não consigamos provocar em nós a conversão e a penitência, diante dos milagres por ele realizados, estamos expostos a um severo julgamento no Dia do Juízo (Mt 11,22.24). A angústia de Jesus é aquela de ver que não aproveitamos a sua divina mediação para chegarmos ao pleno conhecimento de Deus; um conhecimento que provocaria em nós, à semelhança do que aconteceu com ele, sentimentos de louvação e a alegria, por comunicar com a Perfeição divina (Mt 11,25-27).

Lucas, enquanto cita Mateus, ressalta o aspecto catequético da verberação de Jesus contra as cidades da Galileia, enquanto lembra, ao v.16, o que estava acontecendo com a pregação dos Apóstolos (At 13,51). Pela pregação dos Apóstolos, estamos ouvindo a mensagem que Jesus lhes transmitiu: “Por isso, devemos dar maior atenção à mensagem que ouvimos, para não nos desviarmos” (Hb 2,1).

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).