loader image
Sinos da Basílica Santuário completam 88 anos

“O que vos é dito aos ouvidos, proclamai-os sobre os telhados” (Mc 10,27)

O primeiro conjunto de sinos eletrificado do país comemora aniversário neste dia 15 de junho. Ao todo, são nove sinos que compõem o conjunto, o maior fica na torre direita, pesa mais de duas toneladas e mede um metro e oitenta centímetros de diâmetro. Os demais ocupam a torre esquerda e são menores em comparação ao que fica sozinho. São considerados uns dos maiores ícones que representam a Basílica Santuário de Nazaré e podem executar canções como “Noite Feliz”, o Hino Nacional Brasileiro e o mais conhecido “Vós Sois o Lírio Mimoso”, este último, quando toca nos seus horários fixos de 6h, 12h e 18h, emociona os fiéis que anseiam pela chegada da Grande Festa da Rainha da Amazônia.

Foto: Fabrício Coleny

Foto: Fabrício Coleny

Foto: Fabrício Coleny

Os sinos foram eletrificados em 1966 e segundo o Padre Giovanni Incampo, Pároco de Nazaré, o Padre Paolo Maria Grossi Catel (em memória) era quem cuidava atenciosamente dos sinos, pois quando jovem formou-se em engenharia elétrica, e sempre se dedicava a ajustar os horários dos quatro relógios que existem nas torres, tudo para que as pessoas soubessem a hora exata e não se atrasassem para os seus compromissos.

Foto: Fabrício Coleny

Foto: Fabrício Coleny

Para complementar a beleza dos sinos, cada um traz o nome de padroeiro que corresponde a uma nota musical. No grande: São José, e nos outros oito: O Sagrado Coração, a Imaculada Conceição, São Gabriel, São Miguel, São Joaquim e Santa Rosa de Lima, Sant´Ana e Santa Isabel.  Foram produzidos pela empresa Barigozzi, de Milão e abençoados em 1930, por Dom Irineu Joffily. Segundo registros de livros sobre a história da construção da Basílica, os sinos foram consagrados no dia 15 de junho de 1930.

Foto: Fabrício Coleny

Foto: Fabrício Coleny

Texto: Karol Coelho

Fotos: Fabrício Coleny

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This