O primeiro conjunto de sinos eletrificado do país é um dos maiores ícones que representam a capital paraense.
Conhecidos por entoarem diariamente a canção “Vós Sois o Lírio Mimoso” e relembrarem a emoção da Grande Festa da Rainha da Amazônia, o conjunto de sinos da Basílica Santuário de Nazaré completam 89 anos neste dia 15 de junho.
Recentemente o conjunto de sinos passou por manutenção graças ao patrocínio da empresa Amorosa, pela doação do proprietário João Barros, para ele o sentimento de gratidão é o que mais se destaca por poder participar desse momento de contribuição para com a Igreja. “Sempre norteamos a administração e o dia a dia da Empresa para que esta fosse uma empresa cristã, tanto no trato com os clientes, quanto com funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, mas acima de tudo no suporte a obras de caridade e construção da igreja enquanto corpo de Cristo na terra. Portanto o sentimento não é pessoal meu e sim de todos da Amorosa que receberam a graça de poder patrocinar este grande ícone de louvor a Nossa Senhora de Nazaré”, afirma João.
Para complementar a beleza dos sinos, cada um traz o nome de padroeiro que corresponde a uma nota musical. No grande: São José, e nos outros oito: O Sagrado Coração, a Imaculada Conceição, São Gabriel, São Miguel, São Joaquim e Santa Rosa de Lima, Sant´Ana e Santa Isabel. Foram produzidos pela empresa Barigozzi, de Milão e abençoados em 1930, por Dom Irineu Joffily. Segundo registros de livros sobre a história da construção da Basílica, os sinos foram consagrados no dia 15 de junho de 1930.
Texto: Aline Andrade e Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré
Fotos: