Solenidade Mãe da Divina Providência

A devoção a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência está fortemente ligada aos Clérigos Regulares de São Paulo – Barnabitas, estes que são responsáveis pela popularização desse titulo, tendo uma relação de preservação da história do início do fervor.

E para retribuir essa dedicação a Mãe da Divina Providência, a solenidade passou a ser definitivamente celebrada no sábado, antes do terceiro domingo do mês de novembro, como é feita até hoje nas igrejas e capelas. No dia 20 de Novembro, às 7h e às 9h, na Basílica Santuário de Nazaré, acontecerá missa solene de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.

imagem do Seminário Mãe da Divina Providência

Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e os Barnabitas

Segundo Padre Fracisco Maria Cavalcante, em 1677, precisou-se fazer uma ampliação na Praça Colonna, em Roma, a mando do Papa Alexandre VII. Para isso, foi necessário demolir convento e igreja dos Barnabitas, dedicados a São Paulo Apóstolo, que aí se encontravam. Na parede havia um afresco mariano muito estimado pelos religiosos. Com o fim de salvá-lo, pediram ao arquiteto sua remoção e translado à outra comunidade deles, na Praça Catinari, paróquia dedicada a São Carlos Borromeu, também em Roma.

Sobre o quadro:

“Para entendermos a imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, faz-se necessário abordar um pouco sobre seus significados. A Virgem Maria segura nos braços, Seu Filho, apertando-o amorosamente ao sei virginal, curvando-se para olha-lo o menino, o filho mais adorável do mundo. Ao curva-se para vê-lo, seus olhos ficam reluzentes e pode-se perceber seu sorriso, um sorriso celeste. A mão do menino encadeado na mão de Sua Mãe significa a fonte sagrada do poder de Maria, a confiança e também o abandono que devemos ter em Maria. No menino não há a aureola. Seria talvez algo feito de proposito para representar a cada um de nós? No Capítulo Geral de 1747, o Supremo Geral Francisco Gaetano Sola fez a proposta de colocar toda a Ordem dos Barnabitas debaixo da especial proteção da Virgem, adotando a festa do Patrocínio de Maria, como peculiar da Ordem.” (Don André Maria do Nascimento).

Oração de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência

Ó Maria. Mãe da Divina Providência, entrego-me inteiramente a vós.
Orientai a minha vida e obtende-me a graça de cumprir fielmente a divina vontade.
Alcançai-me o perdão dos meus pecados e sede minha proteção e guia, todos os dias de minha vida.
Amparai-me nas horas de luta e sofrimento.
Ajudai-me, ó Maria, a conseguir a renovação interior do meu coração, para que nele eu possa acolher vosso divino filho, Jesus.
Livrai-me de todo mal e de tudo que possa ser obstáculo à eficácia de vossa proteção.
Ó doce Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim;
e, se ofendi o Coração Sagrado de Jesus, cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo.
Vós sois a minha esperança neste mundo, guiai com segurança os meus passos até a vida eterna.

Amém.

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA