Reflexão do Evangelho – Lucas 4,31-27
A admiração por parte dos ouvintes, diante da pregação de Jesus, tem a sua plena significação quando lembramos que Jesus possuía a força profética que vemos manifesta em todos os profetas do Antigo Testamento. Também quando se trata dos exorcismos que Jesus realizou, eles devem ser interpretados tendo presente toda a sua significação, qual Mateus e Marcos relatam segundo os ensinamentos da catequese apostólica: “Se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios é porque chegou até vós o reino de Deus”.
Ajuda-nos captar este sentido mais profundo, seja da pregação de Jesus como dos seus exorcismos, aquilo que o próprio Lucas relata quando nos fala daquela que foi a admiração dos seus discípulos ao recordá-lo após a sua morte. São os dois discípulos de Emaús que assim se expressam: “Pensávamos que ele era o Messias devido às suas palavras e obras poderosas, mas já faz três dias que ele morreu”.
Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).