A fé move montanhas e as manifestações religiosas do Brasil e do mundo atraem turistas interessados em conhecer cada vez mais a cultura, a história e as influencias religiosas de cada região. Assim é o Turismo Religioso, considerado um segmento de lazer relacionado ao deslocamento de pessoas por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso.

Em Belém, na Basílica de Nazaré não é diferente. Por isso, o Setor de Atendimento ao Turista (SEATUR) do Santuário da Rainha da Amazônia está promovendo duas oficinais para guias de turismo. Os cursos já são em preparação para a maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré, pois é uma época de grande movimentação do turismo da região.

De acordo com a Supervisora da SEATUR, Janes Jaques, as duas ocasiões são uma maneira de padronizar a condução de grupos, visto que o espaço do Memória de Nazaré e a Basílica Santuário recebem muitas pessoas em outubro. “O objetivo das oficinais é para que possamos facilitar o fluxo de visitantes nos espaços e ainda torna-las mais iguais, visto que se aplicando um padrão de atendimento e monitoramento para guias e voluntários, o fluxo de pessoas fluirá melhor no museu e na igreja que ficam cheios na quadra nazarena”, informou.

A primeira Oficina de Condução de Grupos Turísticos acontecerá no dia 09 de agosto, e tem como propósito orientar os guias que realizam visitas na Casa da Rainha da Amazônia. O evento acontece no Memória de Nazaré, a partir das 15h, ministrado pela turismóloga e guia de turismo regional e nacional Ana Santos e pela guia de turismo regional e nacional Karen Miranda.

O segundo workshop acontecerá no dia 16 de agosto, a partir das 9h, também no espaço Memória de Nazaré. Esta formação será em espanhol, ministrado pelo professor Josefferson Chaves. Para participar o guia ou voluntário de turismo precisa ter habilitação em espanhol avançado.

Ambos os momentos serão gratuitos. Para realizar sua inscrição, os interessados devem enviar e-mail para: [email protected]