Velário eletrônico: conheça os benefícios e importância

 

As velas são símbolos da luz de Cristo, que acompanha o fiel em sua caminhada por este mundo até chegar ao reino da luz.

 

Você conhece os velários eletrônicos? É uma base com velas virtuais, que isoladas do resto do ambiente por um vidro, elas substituem as velas de cera acesas com fogo real. Colocando uma moeda de qualquer valor, você acende uma vela e faz suas intenções e orações, não tendo limites para acender as mesmas, basta inserir uma nova moeda. Então, o fiel ao invés de comprar uma vela, deposita moedas no velário, fazendo que com uma das velas se acenda, já que as mesmas são alimentadas por energia elétrica.

As velas eletrônicas além de serem ecológicas e não poluírem o meio ambiente, ainda evitam acidentes. Essa inovação objetiva conservar o ecossistema e reduzir incidentes. Outro benefício, é que o velário eletrônico é totalmente seguro, pois não utiliza chamas reais, e não há riscos de incêndio. Além disso, a chama virtual não produz fumaças, sendo benéfico para a saúde dos fiéis. A redução do uso de velas de cera ainda contribui para a diminuição do descarte de material na natureza, pois o velário eletrônico não possui lixo.

Os velários eletrônicos estão dispostos na Basílica Santuário de Nazaré, para suas intenções e orações. Segundo Padre Barnabita, Francisco Maria Cavalcante, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, as velas virtuais tem o mesmo sentido das velas com fogo real, pois ambas são para Deus e tem a mesma importância. Ele explica ainda, o significado católico das velas. “O cristão é chamado por Jesus a ser luz das nações (Lucas 2, 32), nesse âmbito, a vela simboliza nossa vida, nossa fé viva, a qual nos ajuda a iluminar o mundo.”

Acenda sua vela eletrônica na Basílica de Nazaré, faça suas orações e continue em comunhão com o Santuário da Rainha da Amazônia por meio das celebrações. Sempre que sentir necessidade, você pode acender outra vela.