loader image
Vovó Peregrina chega à Basílica Santuário após aproximadamente 6 horas de caminhada

Foto: Yêda Sousa

Após 5h30m de peregrinação a italiana, Emma Morosini, chegou à Basílica Santuário de Nazaré, na manhã desta sexta-feira (15) e concluiu a missão de conhecer o Santuário da Rainha da Amazônia. Devota de Nossa Senhora, a enfermeira conhecida mundialmente como “Vovó Peregrina”, tem 95 anos e saiu do Maranhão em janeiro com destino a Basílica como forma de agradecer pela cura de uma grave doença, que quase lhe tirou os movimentos das pernas.

Foto: Yêda Sousa

O Reitor da Basílica Santuário, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, junto à Diretoria da Festa de Nazaré e Guarda de Nazaré a encontraram na BR-316 para dar todo o suporte necessário até a sua chegada, onde foi recebida com uma programação especial dedicada a essa serva de Deus.

Foto: Yêda Sousa

Saindo do Seminário Pio X, seguiu pela BR 316, Avenida João Paulo II, Av. Ceará, Av. Magalhães Barata e enfim à Basílica Santuário. Durante o percurso, os peregrinos  rezavam e cantavam louvores dedicados à Virgem Maria como forma de incentivo para a conclusão desta missão.

Foto: Karol Coelho

Na chegada, Emma foi recebida pelo Pároco de Nazaré e pelo Superior Provincial Norte da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Padres Barnabitas) Giovanni Incampo e José Adelson Ramos das Mercês que conduziu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até o altar.

Foto: Andreia Teixeira

Após a acolhida, Emma visitou Casa de Plácido, onde conheceu o trabalho dos voluntários que recebem os romeiros durante o período do Círio, e a visita ao espaço permanente de ex votos e objetos ligados ao Círio, o Memória de Nazaré.

Foto: Karol Coelho

Foto: Andreia Teixeira

Em seguida participou da Santa Missa presidida pelo Pároco de Nazaré, Padre Giovanni Incampo.

Entenda a história

Esta missão iniciou em 1994, quando Emma tinha 70 anos e foi diagnosticada com Peritonite, uma doença que consiste na inflamação provocada por bactéria ou fungo do peritônio, o tecido que reveste a parede interna do abdômen e recobre a maioria dos órgãos dessa região. Após o pedido de intercessão à Nossa Senhora, alcançou a graça e desde então, iniciou a sua missão.

Foto: Karol Coelho

Ao longo de sua caminhada de agradecimento, “Vovó Peregrina” já conheceu vários santuários do mundo e passou por países como a França (Santuário de Lourdes), Portugal (Santuário de Fátima), México (Santuário de Guadalupe), Paraguai (Santuário de Assunção) Argentina (Santuário de Luján) e do Brasil quando conheceu o Santuário de Aparecida, sempre em oração por intercessão de Nossa Senhora à paz mundial, a restauração das famílias e proteção aos jovens. Em 2015, a convite do Santo padre, o Papa Francisco, conheceu o Vaticano, onde recebeu as bênçãos e o incentivo do pontífice para seguir esta missão e continuar rezando pelos jovens, famílias e enfermos.

Foto: Aline Andrade

 

Texto: Andreia Teixeira e Yêda Sousa

Fotos: Aline Andrade, Andreia Teixeira, Karol Coelho e Yêda Sousa

ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This