Em Nazaré: Comunidade paroquial homenageia Padre José Ramos, neste sábado (08)

Em celebração aos 63 anos de vida do Padre José Maria Ramos das Mercês e já em despedida das atividades missionárias realizadas na Basílica Santuário de Nazaré, o grupo de padrinhos e madrinhas das vocações barnabiticas, promoveu neste sábado (08), um dia de homenagens ao sacerdote, reunindo amigos, representantes da comunidade paroquial, integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré, além dos pupilos seminaristas, direcionados pelos Padres Barnabitas, que estudam em preparação para a vida sacerdotal.

A reunião aconteceu na Casa de Plácido, após a Santa Missa, das 9h, realizada no Santuário da Rainha da Amazônia. Oportunidade, após as privações sociais oriundas da pandemia, para confraternizar e homenagear as grandes obras realizadas pelo Padre Ramos durante os vinte e dois anos de um trabalho missionário realizado na Basílica de Nazaré.

Em função da unificação das Províncias Norte e Sul, da Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, para a Província Brasil, o sacerdote encerra a sua missão enquanto Superior Provincial Norte dos Barnabitas. Inicia em fevereiro um novo desafio. Atuará como Pároco da Paróquia de São Rafael, localizada no bairro da Mooca, em São Paulo; além de tornar-se o ecônomo da atual província brasileira.

De acordo com a paroquiana, Paula Costa, comprometimento e empenho são características perpetuadas pelo sacerdote diante a comunidade que continuará, com afinco e dedicação, as obras já iniciadas. “Segundo o Santo Papa, a verdadeira alegria não vem do ter, mas da relação com os demais. Aceitar, compreender e amar. A verdadeira alegria nasce da gratuidade do encontro. Sabemos que devemos continuar e que uma nova missão e um novo rebanho precisam do senhor. Queremos expressar nossa gratidão pela forma como se entregou. Que Nossa Senhora de Nazaré o abençoe”, disse.

O atual coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Salame, também agradeceu. “Caminhar sem a sua companhia será difícil, mas guardamos no coração todos os ensinamentos. O senhor vai, mas a nossa família fica. A DFN e a casa de todos nós é a sua casa também. Sempre que retornar, estaremos aqui para lhe receber de braços abertos”, agradeceu.

Na oportunidade, o confrade, Padre Giovanni Mara Incampo, entregou um presente simbólico em nome da comunidade pertencente à Paróquia de Nazaré.

Comunicador nato coordena o setor de Comunicação da Igreja. Já escreveu várias obras literárias. As mais recentes, contam seu relato pessoal diante a cura da covid-19. Criou a Revista Santuário e, também, foi o responsável pelo início da transmissão das celebrações realizadas na Basílica Santuário, pela Rede Vida de Televisão.

Clique no link e conheça um pouco mais sobre os feitos do Padre José Maria Ramos das Mercês.

Texto e Fotos: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré